Arturia Keystep

Fabricante: Arturia
Modelo: Keystep
Preço: 120,54€
Sem IVA: 98,00€

Arturia Keystep - Controlador e Sequenciador polifónico (step sequencer) em hardware via MIDI e CV/ GATE (monofónico) que funciona também independente de um computador. Sequencia hardware e software em computadores e até iOS. Funciona também como conversor MIDI para CV/Gate e como "simples" controlador MIDI de 32 teclas de baixo perfil mas de comprimento total.


Paradigma:
No panorama actual relativamente tecnologia para música os sintetizadores em hardware estão em grande foco, seja na sua forma mais convencional ou em formatos modulares e semi-modulares. Muitos são os produtores/ Músicos que falam do quanto se tem vindo a perder no imediatismo e improviso do momento, o quanto é pura diversão, foco e ergonómico ter algo "á mão" e com toque que possamos manipular, ainda assim não são raras as vezes que nos perdemos frente a um ecran e se esvai uma ideia ou até perdemos o "feeling" da mesma por demasiado perfeccionismo e constantes correcções e aperfeiçoamentos. Se é certo que o software têm vantagens de preço e espaço, é praticamente unânime que o harware é mais intuítivo e inspirador.
O Beatstep e mais tarde Beatstep Pro recuperaram a dimensão da performance e composição independente (ou em interacção com o software) de computadores, mas faltava ainda um sequenciador que pudesse suportar sequênciar polifónicamente (mais que uma tecla em simultâneo), em termos muito "simplistas" é isso que nos permite o Keystep.

Mas é Muito mais:
Podemos não só gravar (ou performace) 8 sequências, como podemos usar as suas 32 teclas para tocar outras coisas. É como ter um controlador Midi de 32 teclas e em simultâneo um sequenciador (inclusivamente a transmitir em canais MIDI diferentes). Desta forma podemos ter por exemplo uma sequencia de baixo a ser "disparada" pelo Keystep, e ao mesmo tempo estar a tocar um Lead com outro synth (ou no mesmo em canais diferentes, caso o mesmo seja politimbrico).

De momento este conjunto de características é único no mercado! E ainda...
Como é típico da Arturia cada equipamento para além de desempenhar muito bem a sua função é também um canivete Suiço de outras possibilidades. Neste caso podemos optar por usar a parte de sequenciação como um Arpegiador ou como sequenciador, já na parte de teclado MIDI (e em simultâneo com a anterior) podemos ainda memorizar um acorde e usar as teclas individualmnete (ao tocar uma a uma) para tocar-mos esse acorde memorizado e transpondo o mesmo em função das teclas que pressionamos.

Explicação com Demo bem detalhada na Music Messe de FrankFurt 2016

Características Principais:
Teclas com um perfil baixo mas com Velocidade e AfterTouch
Varios Modos de Arpegiador: Cima, Baixo, inclusiveo, exclusivo, aleatório, ordem de nota, Duplo p/ Cima e Duplo p/ Baixo.
8 Memórias polifónicas por step com intervalo, ligação e nota em Legato.
Cada sequência pode ter até 64 Steps, e cada step comporta até 8 notas.
Controlo sobre Taxa (e Tempo) e botão de tap para definir tempo.
Até 6 transposições de oitava
Controlo de transporte: Gravação (introdução de notas em step ou tocando) e overdub, Parar e Play/ Pausa
Botão de Shift permite seleccionar Canal, introduzir Pausas em modo de sequenciador ou ligações entre notas.
Alimentação via USB (um simples carregador de telemóvel serve), funciona em modo Class Compliant (sem drivers e p/ iOS).
Baixa necessidade energética, até um Apple Camera Connection Kit (iPad) serve.
Jumpers para definir modo de Sync - Interno, Externo via USB e Externo via MIDI
Botão de Sustain HOLD
Entrada e Saída Midi
Transmissão de notas e Sequências via MIDI e USB.
Saída CV e Gate (também com Velocity, Aftertouch e Modwheel
Saída CV suporta modo 1Volt p/ octava, Volt>Hz, Saída de Gate 5V ou 12V
Suporta Sync em: 1 pulso por Step, 2 PPQ (Korg Volca), 24 PPQ Din Sync, 48 PPQ Din Sync
Recebe Updates via USB (ou que permite correcções e novas funções)
Pitchbend e Modulation por toque
Back Up, Updates e gestão de memórias por via do editor em Software ARTURIA MIDI CONTROL CENTER (grátis)

​Aqui fica um primeiro vídeo explicativo:

Escrever opinião


Nome:


Opinião: Nota: HTML não está traduzido!

Classificação: Mau           Bom

Escreve o código na caixa abaixo:




Top