Arturia Keylab 61 Essencials

Fabricante: Arturia
Modelo: Keylab 61 Essencials
Preço: 253,38€
Sem IVA: 206,00€

Arturia Keylab 61 Essencials - Controlador Midi (e inst. Híbrido) via USB com 61 teclas, 9 knobs, 9 Sliders, 8 PADs RGB, 1 encoder de rotação infinita, total integração com DAw e um pacote de software arrebatador.

O Arturia Keylab 61 Essencials pertencentes à Categoria criada, e liderada, pela marca, e que se designa genericamente como instrumento híbrido. Hardware mais software. Instrumento virtual com controlo direto pelo controlador tal como um sintetizador em hardware.
Desta feita, na versão essencials, com a preocupação de manter a qualidade mas descendo considerávelmente o preço, e ainda acrescentar novas características.
A unica falta no que se refere á gama que veio substituir (Analog Lab 2, para além do preço e estética) é essencialmente a passagem de 16 Pads simples para apenas 8 Pads mas agora RGB.
Ao Pacote de software inicial (Analog Lab) soma-se agora o Ableton Live Lite e o UVI Grande Piano Model D!?
 

Caracteristicas: 

O formato mantêm-se no essencial o mesmo, um bom teclado controlador MIDI (e via USB) primeiro que tudo e especialmente, mas também com o seu correspondente software (Analog Lab 2) um instrumento híbrido em que temos o referido teclado como controlador MIDI com uma correspondência de 100%, 1-para-1 com o software (evitando-se assim, o mais possível, ter de usar rato/ teclado).
Este mesmo software que o acompanha, é nada menos que um excelente e extenso banco de sons (com o respectivo motor de síntese por detrás), que podemos manipular por intermédio do controlo físico (ou seja, teclado controlador), visto que em qualquer dos modelos (Keylab Essencials 49 e 61) existe uma generosa profusão de Knobs/ faders/ teclas/ wheels.

Uma das imediatas diferenças dos anteriores modelos é uma maior e mais estreita integração no workflow de qualquer D.A.W. com botões especificos para funções como UNDO, PLAY, RECORD, PUNCH IN etc.. diminuindo ainda mais a necessidade de tocar no teclado ou rato do computador para produzir algo. Assim quando a inspiração flue também fluirá o teu trabalho.

 

O KeyLab 61 Essencials é fornecido com não menos que 5000 sons (No software que o acompanha), programados por conhecidos "sintetistas" e afamados utilizadores dos instrumentos originais (prova também de que as emulações da Arturia são realistas e convincentes).
 

Ao contrários de muitos outros plug ins com "bibliotecas" de sons, este não é contruído de samples, mas sim de um potente motor de síntese que gera os mesmos em tempo real. As samples são sempre estáticas e menos realistas, e neste caso ao usar plug ins que emulam instrumentos verdadeiros e que como tal têm de ser mais fidedignos. Claro que não é a mesma coisa que ter os referidos plug ins adquiridos e instalados no nosso computador, pois o Analog Lab 2 embora assente nos mesmos, "apenas" pode-mos manipular os parâmetros préviamente estipulados, e não a totalidade. Por outro lado a vantagem deste conjunto, e daí a designação de instrumento híbrido, é que os parametros "abertos" para manipulação e claramente identificados no hardware fazem com que por vezes cheguemos a esqueçer que se trata de um "controlador" ligado a um computador  e definitivamente deixar o rato e teclado a ganhar pó.

Poderiamos pensar que pode apenas manipular cerca de 16 parametros seria limitador, mas convenhamos que a escolha dos mesmos não é aleatória e obviamente são os mais usados, mais necessários e lógicos, por vezes até muito mais do que a maioria das pessoas arrisca sequer manipular.

E se quisermos ir mais longe na manipulação destes sons?***    

Bom isso implica ter o respectivo plug in instalado (que pode ser adquirido á parte), e que lhe deu origem algo simples de divisar pois está sempre claramente identificado no software. 

Apesar de referente ao 49 este mapa é semelhante ás funções do 61 teclas
Apesar de referente ao 49 este mapa é semelhante ás funções do 61 teclas

 


Mas quais são os ditos Plug Ins que estão por detrás do pano? 

Todos os que podemos encontrar no V Collection 5.

 

 

Em todos os controladores KeyLab Essencials (49 e 61) podemos encontrar: 8 Encoders de rotação infinita + 1 com click (botão), 9 faders, botões de transporte retro iluminados (stop, play, record, etc...), 1 Modulation wheel, Pitch bend.
As teclas são de qualidade profissional e sensíveis á velocidade (não são mini-teclas).

Portanto, se pretendermos usar apenas como controlador, é sempre possível faze-lo até porque temos a aplicação MIDI Control Center que nos permite, se assim necessitarmos, re-mapear todos os controlos para as mensagens MIDI que nos forem mais úteis, embora seja possível faze-lo directamente na unidade (claro que menos prático e é mais demorado).
 

Temos ainda para além da comunicação USB (que também alimenta o Keylab) a possibilidade de usar as portas de MIDI IN e OUT, estas portas são ainda complementadas pelas ligações para Pedais de expressão, sustain e ainda um pedal auxiliar, breath control (emulação de sopros).

Para usar o teclado sem recurso a um computador implica usar um transformador (não incluído).

A paleta de Artistas (e variedade dos mesmos) que subscreve esta série é já algo espantoso : Herbie Hancock, Tiesto, Orbital, Jean-Michel Jarre, Laurent Garnier, Q-Tip, The Glitch Mob, entre muitos outros.

 

Especificações do Software:    
Inclui Analog Lab com 5000 sons de sintetizadores
Inclui Ableton Live Lite
Inclui UVI Grande Piano modelo D
        
Especificações do Hardware:
61 teclas com velocity
1 encoder de rotação infinita e click 
9 3 cm faders, 
6 botões de transporte, 
4 Botões de comandos
1 Roda de modulation wheel, 
1 Roda de pitch bend 
8 Pads RGB e sensíveis á pressão
Conectividade: MIDI out, USB, pedal de Sustain
Funciona como Controlador MIDI Universal    
Ecran LCD de duas linhas.
Compatibilidade MCU/HUI
Modo de Acorde
Integração Perfeita com Analog Lab 2:
Selecciona sons, pesquisa presets, troca partes, atribuição automática e inteligente de controlos .
Operação Standalone ou como plug-in: VST, VST3, AU, AAX.
Compatível com a maioria dos D.A.W.: Pro Tools, Logic Pro X, FL Studio, Bitwig, Cubase, Ableton Live, Digital Performer, Studio One 

Mais informação no site da marca

Escrever opinião


Nome:


Opinião: Nota: HTML não está traduzido!

Classificação: Mau           Bom

Escreve o código na caixa abaixo:




Top