Arturia BeatStep PRO

Fabricante: Arturia
Modelo: Beatstep Pro
Preço: 253,38€
Sem IVA: 206,00€

ARTURIA BEATSTEP PRO - Sequenciador MIDI/ CV/ GATE e Controlador com 2 Seq. Monofónicas e uma para Percussão.

Mais uma vez a Arturia abre todo um novo espectro de produtos e ferramentas para a pdorução de música.
Já em muitos artigos e revistas referido como o produto que é o culminar e simultâneamente o originador de um regresso á performance.
Poderá parecer um exagero mas após a última década em que a técnologia em volta dos instrumentos músicais parece atirar-nos para dentro de um computador e colar as nossas retinas a ecrãs, é refrescante voltar ao improviso ao efêmero, ao perder-mo-nos no momento deixando a inspiração e o puro prazer viajar livremente, ao invés dos DAWs que nos colam a um super detalhe e edição pormenorizada, afastando-nos do improviso da exploração.. Essa é a magia do BeatStep pro que se transforma no centro nevrálgico da nossa produção deixando-nos esqueçer do computador ainda que o possamos usar.

Claro que podemos, e falamos maravilhas deste sequenciador, mas podes ver uma minicompliação de alguns dos seus utilizadores, se bem que esta lista cresce diáriamente com nomes como Octave One, Jeff Mills, etc...

O que é, e o que faz?
Sequencia até duas sequências distintas e independentes (melodias ou padrões como queiras apelidar) mais um padrão de ritmo.
Cada uma das sequencias envia mensagens de notas, velocity e respectiva duração por intermédio de CV, velocity (voltagem) e Gate (um de cada, por cada sequencia). No caso dos Drums temos oito saídas de Gate (embora possamos sequênciar mais 8 sons, num total de até 16 por cada padrão de Drums, se bem que estes outros oito não têm qualquer actividade por gate, apenas MIDI).

O Beatstep pro interage com o exterior por via dos CV/ Velocity/ Gates + Drum Gates para analógicos mas em simultâneo enviando a mesma informação via MIDI.

Esta flexibilidade permite atribuir um canal midi á percussão, um á melodia (sequencia 1) e outro á dois.
Desta forma podemos por exemplo sequenciar por via do MIDI OUT sintetizador actual (por exemplo com a Sequência 1 e no canal midi 2) e um Minibrute com as saídas de CV / Gate da Sequência 2, a saída de velocity (que no fundo é um outro CV out) podemos usar para modelar por exemplo o cut off do mesmo.
Já as saídas gate podem sequenciar um velinho Simmons Drums, uma TR909 (ou a recente TR-8)ou ambos um via Gates e outro via MIDI.
As mesmas notas que são enviadas pelos Gates (Drums) ou pelo CV/Gates são as mesmas que saem via MIDI.
E claro podemos usar este sequenciador (Beastep Pro) em sincronia com outras máquinas ou software como "escravo" ou sendo ele a enviar sincronia...
Exemplo: um Traktor a enviar sincronia, e depois ter o Beatstep Pro (BSP) a seguir esse tempo mas a sequenciar uma TR8, um Minibrute para basslines e um MicroBrute para Leads... se bem que naturalmente podemos trocar esta configuração por qualquer outro DAW, synth, sampler ou instrumento que receba CV/Gate ou MIDI!

Vê aqui o que a imprensa tem dito sobre o BSP (Pressiona)

Como se não bastasse, podemos também usar como um duplo (triplo se pensarmos na percussão) conversor de Midi para CV/gate.
Convém nunca esquecer que todos estes sequenciadores e conversões são monofónicas, ou seja apenas uma nota de cada vez... se bem que com alguma imaginação podemos usar o sequenciador de Drums como um sequenciador polifónico de até 16 notas, mas neste caso apenas via midi....

Este é verdadeiramente um canivete suiço da produção, ao vivo e ou no estúdio!

Com suporte por multiplos e diversos artistas como podes ver aqui...

PRESSIONA para AMPLIAR em nova Janela
PRESSIONA para AMPLIAR em nova Janela

Se tudo isto já é espantoso experimenta adicionar a possibilidade de usar os knobs e pads como controlador MIDI ao mesmo tempo que sequencias as tuas máquinas (ou instrumentos virtuais!!), sim também é possível com o simples pressionar do botão Control Mode!
 

Escrever opinião


Nome:


Opinião: Nota: HTML não está traduzido!

Classificação: Mau           Bom

Escreve o código na caixa abaixo:




Top