Arturia Keylab 49 Essencials

Fabricante: Arturia
Modelo: Keylab 49 Essencials
Preço: 202,95€
Sem IVA: 165,00€

Arturia Keylab 49 Essencials - Controlador Midi (e inst. Híbrido) via USB com 49 teclas, 9 knobs, 9 Sliders, 8 PADs RGB, 1 encoder de rotação infinita, total integração com DAw e um pacote de software arrebatador.

O Arturia Keylab 49 Essencials pertencentes à Categoria criada, e liderada, pela marca, e que se designa genericamente como instrumento híbrido. Hardware mais software. Instrumento virtual com controlo direto pelo controlador tal como um sintetizador em hardware.
Desta feita, na versão essencials, com a preocupação de manter a qualidade mas descendo considerávelmente o preço, e ainda acrescentar novas características.
A unica falta no que se refere á gama que veio substituir (Analog Lab 2, para além do preço e estética) é essencialmente a passagem de 16 Pads simples para apenas 8 Pads mas agora RGB.
Ao Pacote de software inicial (Analog Lab) soma-se agora o Ableton Live Lite e o UVI Grande Piano Model D!?
 

Caracteristicas: 

O formato mantêm-se no essencial o mesmo, um bom teclado controlador MIDI (e via USB) primeiro que tudo e especialmente, mas também com o seu correspondente software (Analog Lab 2) um instrumento híbrido em que temos o referido teclado como controlador MIDI com uma correspondência de 100%, 1-para-1 com o software (evitando-se assim, o mais possível, ter de usar rato/ teclado).
Este mesmo software que o acompanha, é nada menos que um excelente e extenso banco de sons (com o respectivo motor de síntese por detrás), que podemos manipular por intermédio do controlo físico (ou seja, teclado controlador), visto que em qualquer dos modelos (Keylab Essencials 49 e 61) existe uma generosa profusão de Knobs/ faders/ teclas/ wheels.

Uma das imediatas diferenças dos anteriores modelos é uma maior e mais estreita integração no workflow de qualquer D.A.W. com botões especificos para funções como UNDO, PLAY, RECORD, PUNCH IN etc.. diminuindo ainda mais a necessidade de tocar no teclado ou rato do computador para produzir algo. Assim quando a inspiração flue também fluirá o teu trabalho.

 

O KeyLab 49 Essencials é fornecido com não menos que 5000 sons (No software que o acompanha), programados por conhecidos "sintetistas" e afamados utilizadores dos instrumentos originais (prova também de que as emulações da Arturia são realistas e convincentes).
 

Ao contrários de muitos outros plug ins com "bibliotecas" de sons, este não é contruído de samples, mas sim de um potente motor de síntese que gera os mesmos em tempo real. As samples são sempre estáticas e menos realistas, e neste caso ao usar plug ins que emulam instrumentos verdadeiros e que como tal têm de ser mais fidedignos. Claro que não é a mesma coisa que ter os referidos plug ins adquiridos e instalados no nosso computador, pois o Analog Lab 2 embora assente nos mesmos, "apenas" pode-mos manipular os parâmetros préviamente estipulados, e não a totalidade. Por outro lado a vantagem deste conjunto, e daí a designação de instrumento híbrido, é que os parametros "abertos" para manipulação e claramente identificados no hardware fazem com que por vezes cheguemos a esqueçer que se trata de um "controlador" ligado a um computador  e definitivamente deixar o rato e teclado a ganhar pó.

Poderiamos pensar que pode apenas manipular cerca de 16 parametros seria limitador, mas convenhamos que a escolha dos mesmos não é aleatória e obviamente são os mais usados, mais necessários e lógicos, por vezes até muito mais do que a maioria das pessoas arrisca sequer manipular.

E se quisermos ir mais longe na manipulação destes sons?***    

Bom isso implica ter o respectivo plug in instalado (que pode ser adquirido á parte), e que lhe deu origem algo simples de divisar pois está sempre claramente identificado no software. 

 

Mas quais são os ditos Plug Ins que estão por detrás do pano? 

Todos os que podemos encontrar no V Collection 5.

 

 

 

Em todos os controladores KeyLab Essencials (49 e 61) podemos encontrar: 8 Encoders de rotação infinita + 1 com click (botão), 9 faders, botões de transporte retro iluminados (stop, play, record, etc...), 1 Modulation wheel, Pitch bend.
As teclas são de qualidade profissional e sensíveis á velocidade (não são mini-teclas).

Portanto, se pretendermos usar apenas como controlador, é sempre possível faze-lo até porque temos a aplicação MIDI Control Center que nos permite, se assim necessitarmos, re-mapear todos os controlos para as mensagens MIDI que nos forem mais úteis, embora seja possível faze-lo directamente na unidade (claro que menos prático e é mais demorado).
 

Temos ainda para além da comunicação USB (que também alimenta o Keylab) a possibilidade de usar as portas de MIDI IN e OUT, estas portas são ainda complementadas pelas ligações para Pedais de expressão, sustain e ainda um pedal auxiliar, breath control (emulação de sopros).

Para usar o teclado sem recurso a um computador implica usar um transformador (não incluído).

A paleta de Artistas (e variedade dos mesmos) que subscreve esta série é já algo espantoso : Herbie Hancock, Tiesto, Orbital, Jean-Michel Jarre, Laurent Garnier, Q-Tip, The Glitch Mob, entre muitos outros.

 

Especificações do Software:    
Inclui Analog Lab com 5000 sons de sintetizadores
Inclui Ableton Live Lite
Inclui UVI Grande Piano modelo D
        
Especificações do Hardware:
49 teclas com velocity
1 encoder de rotação infinita e click 
9 3 cm faders, 
6 botões de transporte, 
4 Botões de comandos
1 Roda de modulation wheel, 
1 Roda de pitch bend 
8 Pads RGB e sensíveis á pressão
Conectividade: MIDI out, USB, pedal de Sustain
Funciona como Controlador MIDI Universal    
Ecran LCD de duas linhas.
Compatibilidade MCU/HUI
Modo de Acorde
Integração Perfeita com Analog Lab 2:
Selecciona sons, pesquisa presets, troca partes, atribuição automática e inteligente de controlos .
Operação Standalone ou como plug-in: VST, VST3, AU, AAX.
Compatível com a maioria dos D.A.W.: Pro Tools, Logic Pro X, FL Studio, Bitwig, Cubase, Ableton Live, Digital Performer, Studio One 

Mais informação no site da marca

Escrever opinião


Nome:


Opinião: Nota: HTML não está traduzido!

Classificação: Mau           Bom

Escreve o código na caixa abaixo:




Top