Arturia MatrixBrute

Fabricante: Arturia
Modelo: MatrixBrute
Preço: 2.031,96€
Sem IVA: 1.652,00€

Arturia MatrixBrute - Sintetizador Analógico 49 teclas monofónico e Parafónico semi-modular via Matriz c/ controlo Digital.
O MatrixBrute é um monstro da síntese, é como se de repente o mundo dos analógicos de performance ao vivo (boas teclas, layout espaçoso e bem desenhado, e consequentemente ergonómico, apelando á manipulação) colidisse com os modulares e em simultâneo com o digital!
A parte do Analógico é simples de deduzir basta conhecer o sucesso (ainda muito actual) do MiniBrute, mas e a parte dos modulares?
Enter the Matrix...  eheheh é isso mesmo a Matrix que ajuda a compor o nome deste diamante é precisamente a parte do Modular, de forma engenhosa e prática, podemos agora experimentar facilmente o "patching" entre diferentes módulos e componentes com uma facilidade que convida a fazer experiências e explorar o som... Como se não bastasse estas modelações são tão suaves ou intensas quanto quiser-mos porque, ao contrário da maioria dos modulares, em que basicamente temos modelação ou não, aqui podemos definir o quanto e se é uma modelação positiva ou negativa!
WOW modelar mas sem a confusão de cabos... e... com MEMÓRIAS!! No fundo é o sonho de qualquer admirador da síntese (de mente aberta) poder construir patches complexos e fazer recall imediato!

Simples e engenhoso. 
Temos 16 fontes de modelação e 16 destinos de modelação, podendo várias fontes (até 4) modelar um mesmo destino. Destes 16, 4 são livremente definidos pelo utilizador (4 das fontes e 4 das slots de destino. mais um WOW
Já bastava certo? Mas para além disso temos 16 saídas CV para "conduzir outros sints, módulos etc... e cada uma delas transporta a totalidade da modelação da intercepção de cada uma das colunas (destino da modelações) da Matriz! WOW
E ainda ... temos um sequênciador por passos partido em 4 x 16 steps, por step podemos definir nota, swing, acentuação e duração, e claro podemos gravar a sequência.
E ainda um processador de efeitos Analógico)... ufff.


Mas e a geração de som? (osc.) filtros etc...
Temos algo como uma espécie de 3 MiniBrute, na verdade  o primeiro e o segundo oscilador têm uma diferença essencial que é poder-mos fazer a transição progressiva entre Sine ou Square no sub oscilador em vez de ser a escolha de um ou outro. Já o terceiro é uma versão muito simplificada com a simples selecção do tipo de onda (apenas uma ao contrários dos outros dois que podemos somar porções das várias por cada oscilador), mas por outro lado podemos usar este 3º oscilador como um 3º LFO, como ou sem keyboard tracking.

Outras das fundamentais diferenças é que podemos fazer modelação audio/ FM com diversas possibilidades diferentes em em simultâneo!
Como se não bastasse temos também um fonte de ruído com 4 diferentes tonalidades.

E continuamos…
2 filtros (cada 1 pode ser 12db ou 24db p/ oitava, um típico Brute (Steiner-Parker - Notch/ LPH/BPF e HPF)) e outro Ladder (Moog-ish - LPH/BPF e HPF)) ambos com saturação Pré (Drive) e pós-filtro (Brute factor).
Isto por si só seria suficiente para merecer todas as vénias, MAS podemos usar o filtro em Série ou Paralelo, e ainda um BIG KNOB que controla o cut-off de ambos os filtros em simultâneo.

Poderiamos continuar com todas aquelas pequenas coisas que fazem toda a diferença e que fazem dos produtos Arturia peças tão inteligentes e úteis, mas para isso temos os manuais… como tal vamos simplificar dizendo que temos 3 envelopes e 2 (+1) LFOs.

Principais Características:
Sintetizador analógico com Matriz
256 Sons pré-definidos (memórias)
2 Osciladores Exponenciais Analógicos
Saw + UltraSaw, Square +Pulse width, Triangle + Metalizer, Sub
1 Oscilador (comutável como LFO) Linear
Saw, Square, Triangle, Sine como formas de onda; LFO com divisões de tempo; Key track
VCO 2>1 Hard Sync
Modelação Audio:
VCO1>2 ; VCO1 < VCO3> VCO2 ; VCF 1 < VCO3> VCF 2 ; VCF1 < Noise> VCF2
Gerador de Ruído (tipos):
Branco; Rosa; Vermelho e Ruído Azul
Mixer Audio com 5 entradas e redirecionamentos aos filtros
Filtro Steiner Parker com modos de 12+24 db por oitava; Drive ; Brute factor; Low Pass, High Pass, Band Pass, Notch
Filtro Ladder com modos de 12+24 db por oitava; Drive ; Brute factor; Low Pass, High Pass, Band Pass
2 LFO’s com Sine, Tri, Square, Ramp, Saw, Random, S&H
3 Envelopes:
2 Attack, Decay, Sustain, Release
1 Delay, Attack, Decay, Sustain, Release
Entrada de Audio para processamento.
Painel de Matriz de modelações de 16x16
Sequênciador de 64 steps
STEP on/off, Slide, Acentuação e Modelação
Guardar e Recarregar Sequências imediatamente Save and recall sequence patterns on the fly
Efeitos Analógicos.
Stereo delay, Delay, Flanger, Chorus, Analog Reverberator
Arpeggiator
12 Entradas e 12 saídas físicas de CV / Gate
Entrada Audio com nível de linha ou instrumento
Saída audio estéreo
MIDI e USB entrada/ Saída
Pedal inputs for Expression and Sustain

Todos os detalhes em profundidade!

Escrever opinião


Nome:


Opinião: Nota: HTML não está traduzido!

Classificação: Mau           Bom

Escreve o código na caixa abaixo:




Top